4 de maio de 2016

Post Nº 64 - O Coronel mais porreiro que conheci

Manuel Cármine Resende Ferreira
Alf. Mil. Art. em Jolmete (Pelundo – Teixeira Pinto)
CCAÇ 2585 – BCAÇ 2884 













O Coronel mais porreiro que conheci na tropa

De seu nome completo Alcino Pereira da Fonseca Ribeiro, comandante do CAOP em Teixeira Pinto nos anos de 1969 e 1970. Oficial Paraquedista, porreiro, bonaxeirão, amigo das tropas. Na altura, o CAOP  “Comando de Agrupamento Operacional”, constituído pelo Sr. General Spínola, e sediado em Teixeira Pinto, era constituído por ele, Coronel Alcino Comandante, e pelos Srs. Majores Passos Ramos, Osório e Pereira da Silva, além do Alferes Mosca, da minha Companhia, a 2585. Tudo pessoas de 1ª, se assim as posso catalogar.

Como é do conhecimento mais ou menos geral para quem esteve na Guiné a partir de 1969, desde fins de 1969 a Abril de 1970, houve uns tempos de paz autêntica (tréguas) entre as nossas forças e o PAIGC, na zona de Teixeira Pinto, incluindo Pelundo, Jolmete, Cacheu, Có, Bula e outras nas redondezas, ou seja “O CHÃO MANJACO”.

Estávamos nessa fase, e não sei precisar o mês ou dia, mas, nessa altura, num Domingo à tarde telefona (via Rádio) o Sr. Coronel Alcino para Jolmete...

- Alô... aqui é Coronel Alcino... Posso falar com o vosso Capitão Almendra? (Depois de chamado ao posto de transmissões) ...
- Alô meu Coronel, daqui fala Almendra, comandante da 2585....
- É pá, vocês têm aí cerveja fresca?...
- Sim, meu Comandante, ainda recebemos há pouco tempo frescos, ainda cá temos algumas basucas (cerveja de tamanho normal e avantajada) de 60 e 81...
Estou a pensar ir aí fazer-vos uma visita... Aqui não tenho nada que fazer ...
Ok, meu Comandante, já mandei reforçar o frigorífico, mas como sabe ele trabalha a petróleo, ainda demora um pouco a gelar...
- Não faz mal, eu vou saltar de paraquedas, e ainda demoro algum tempo. Prepare aí uma segurança, para no caso de eu cair no mato...  , Passado algum tempo...
Meu Comandante está tudo preparado... A equipe está pronta. Vai o Alferes Godinho que está de Oficial de Dia, o Furriel Gomes de Transmissões com um AVP 1, vão alguns soldados equipados com G3, ...  vai uma equipe completa para o que der e vier.
- Então quando virem um avião  a sobrevoar o quartel, sou eu... Vou num avião civil.
- Meu Comandante, boa viagem e cá o esperamos...
Passado que foi algum tempo, uma hora mais ou menos, lá apareceu um Cessna a sobrevoar Jolmete. Quem sabe se não era o nosso “Comandante POMBO” a pilotar...
- Alô Almendra (que já estava de prevenção), vou dar mais uma volta e vou saltar...
- Cá o esperamos, está tudo preparado e as basucas  já estão fresquinhas.

É evidente que a conversa não foi exactamente esta, nem eu a ouvi, mas no seu essencial, (têm cerveja fresca? Vou saltar de paraquedas) foi a intenção e pensamento dele e nosso. Ele e todos os Oficiais do CAOP eram pessoas muito queridas e frequentemente visitavam Jolmete.

Nota: ao escrever este pequeno texto deparei-me com uma dificuldade: saber se o nome do Sr. Coronel é Alcino ou Alcínio, como encontrei escrito em alguns documentos, mas sempre o conheci como Coronel Alcino. Quem souber que comente para esclarecimento.

Junto algumas fotos do acontecimento verídico, tiradas por mim.

 
Foto 1 - Aproximação 



Foto 2 - Altura para o salto



Foto 3 - Já saltou



Foto 4 - A aterragem e recolha do material



Foto 5 - A caminho do quartel



Foto 6 - Aterragem do avião Cessna




Publicado por
Manuel Resende (Ferreira)



5 comentários:

Manuel Carvalho disse...

Julgo que o nome correto é mesmo Alcínio.Também aparecia em Jolmete algumas vezes no nosso tempo, até porque também era nosso comandante operacional.Chegou a Teixeira Pinto no inicio de Fevereiro de 69 com o CAOP e os Majs. Paços Ramos e Osório.Diziam que ele uma vez ou outra também gostava de ir arejar ao mato com os seus homens.

Manuel Carvalho C.caç 2366

Manuel Resende disse...

Amigo Carvalho, vocês 2366 conviveram com ele e o CAOP até Maio, altura da vossa rendição pela minha Companhia. Não foi muito tempo mas deu para perceber o tipo de Homens que eles eram (CAOP). Concordas com o que eu disse?

Manuel Resende (Ferreira) da 2585

Manuel Carvalho disse...

Sempre ouvi dizer que era muito boa pessoa e nunca ouvi o contrário, agora eu pessoalmente nunca tratei nada com ele nem tinha que tratar.
Quanto às forças especiais do CAOP sempre ouvi dizer muito bem e sei que eram muito bons naquela arte, mas durante o tempo que estivemos em Jolmete nunca vieram fazer operações ao nosso sector, lá só a 2366.

Manuel Carvalho

Unknown disse...

Senhor Manule Resende.
Confirmo que o nome do vosso Comandante era Alcínio Ribeiro
Parabens pela história muito engraçada e curiosa.
Os meus cumprimentos

Anónimo disse...

Estive em Luanda de 1961 a 1968 a acompanhar o meu pai que estava colocado na 2a. Regiao Aerea. O meu pai era o ten. piloto Cardoso de Matos e eu estudava na escola primaria situada em frente ao comando da 2a. regiao aerea e do quartel general do exercito, ou seja, ficava do outro lado do jardim e no fim das aulas ia ter com o meu pai ao comando. Inicialmente nao havia
militares a fazer seguranca ao comando. A seguranca era feita por quem la estava a trabalhar e pelos militares do quartel general. So mais tarde, os paraquedistas e que passaram a fazer seguranca ao comando. Para mim foi uma maravilha, passei a conviver com eles, ia buscar a comida ao forte/castelo no UNIMOG com eles e jantava do mesmo rancho. Foi assim que conheci o coronel Alcino e de facto posso confirmar que respeitado e muito querido pelos seus homens. Nao vou mencionar nomes dos paras com quem convivi, mas se alguns lerem isto lembrar-se-ao de mim, puto franzino e loiro. Outro militar que quero referir e o Brigadeiro Resende que me aturou muitas vezes a noite quando o meu pai ia trabalhar para o comando e ele aparecia por la.
Sao momentos que nunca esqueci e que recordo com muita saudade.
RUI CARDOSO DE MATOS