16 de outubro de 2015

Post Nº 39 - A minha 1ª noite no Jol (12)

Augusto Silva Santos
Fur. Mil. da CCAÇ. 3306 de Jolmete (Pelundo - Teixeira Pinto)














12 - A minha primeira noite no Jol

Foi em meados de Janeiro de 1971 que cheguei à sede do BCAÇ.3833 no Pelundo, com uma breve passagem por Có, sendo o meu destino final a CCAÇ.3306 em Jolmete. Estando o meu irmão colocado na CCAÇ.3307 no Pelundo, não foi difícil encontrar uma óptima recepção por parte de todo o pessoal, sentindo-me nesse aspecto praticamente em “casa”, como se costuma dizer.

Tirando esta parte boa, não foi porém fácil o primeiro dia, pois nunca consegui perceber até hoje o por quê de alguém chegar de “fresco” a uma unidade, e porem-no de imediato de serviço à mesma, sem estar minimamente identificado com ela e muito menos preparado para os possíveis perigos a enfrentar. Naquela altura eu era um “pira” sem qualquer preparação, pois tinha ali chegado em rendição individual, e à noite já estava escalado para fazer serviço. Numa situação de ataque, desconhecia por completo os meios de defesa e mecanismos a accionar e os seus posicionamentos. Eram assim que as coisas estupidamente funcionavam (o tal facilitismo), não sendo de admirar que, por vezes, se dessem acidentes, que depois se lamentavam. Era o velho esquema a funcionar do “periquito” chegou, amochou.

A minha chegada a Jolmete não foi infelizmente muito diferente do atrás referido, pois mal ali cheguei puseram-me também logo a alinhar, embora me tivessem dado pelo menos um dia (uma noite) de folga, e foi a propósito da estória do nosso camarada Juvenal Amado sobre o seu amigo Silva e do seu “periquito” (P10305 do Blog "LuisGraçaeCamaradasdaGuine"), que me lembrei dessa minha primeira noite de chegada ao quartel de Jol.

Lembro-me perfeitamente que, mal cheguei á unidade, toda a gente parecia que já me conhecia há muito tempo, e todos já sabiam (inclusive alguns elementos nativos, o que me surpreendeu bastante), que eu era irmão do “Chefe”, como era conhecido o meu irmão Arménio Silva Santos, Furriel Mec. Auto colocado no Pelundo, conforme referi anteriormente.

Só me interrogava como é que, com a diferença de apenas um dia e uma distância de cerca de 18 kms., toda aquela gente já sabia quem eu era. No que respeita ao pessoal militar, não era de admirar mas, em relação ao pessoal da tabanca, era de ficar preocupado (pensava eu na altura).

Mas felizmente era apenas e só a minha preocupação de “pira” a funcionar, pois nada de anormal se passou, só que, ao contrário do que aconteceu com o “pira” do Juvenal, no meu caso era ver quem mais “álcool” me conseguia fazer beber e, obviamente, pagar.

Tanto quanto foi possível lá me fui aguentando, normalmente tentando disfarçar as grandes quantidades de whisky com coca-cola à mistura. Como sabia e “escorregava” bem, consegui manter-me durante um bom par de horas a ouvir alguns dos acontecimentos mais significativos dos últimos 12 meses (a eterna tentativa de “acagaçar” os recém chegados), e sinceramente não dei conta que já me encontrava muito perto dos limites.

Enquanto estive sentado, a coisa correu bem, o pior foi mesmo quando fiz mais do que uma tentativa para me levantar, e as pernas não me obedeciam. A minha intenção de evitar apanhar uma primeira bebedeira em terras da Guiné, definitivamente não tinha resultado. Estava mesmo embriagado e, só com alguma ajuda, lá me consegui pôr a caminho do meu abrigo. Pelo meio fui “apanhado” pelo Cabo da ronda que, “simpaticamente” me perguntou se precisava de ajuda, depois de me ver de joelhos e a vomitar.

Bonito exemplo logo no primeiro dia, pensei eu…
Mas a “praxe” tinha sido cumprida e, no outro dia, era como se nada se tivesse passado. Nunca mais ninguém falou nisso, eu é que durante largos meses, nunca mais pude ver à minha frente aquela “maldita combinação” de whisky com coca-cola. Foi mesmo de arrasar…



 10 -Jolmete - Fevereiro 1972 Tabanca


 18 - Jolmete - Abril 1972 Convívio na messe


 19 - Jolmete - Abril 1972 Convívio na messe


 22 - Pelundo -  Abril 1972 A caminho do abrigo


23 - Teixeira Pinto -  Abril 1972 Estação dos Correios




Augusto Silva Santos
20-09-2012

Publicado por
Manuel Resende (Ferreira)



Sem comentários: